Coca-Cola, PepsiCo, Nestlé e Unilever: assumam a responsabilidade pelos resíduos plásticos de seus produtos

Atualmente, 2 bilhões de pessoas nos países mais pobres vivem e trabalham entre pilhas de lixo, bebem água poluída, respiram ar tóxico e lutam contra doenças. Empresas multinacionais ajudam a agravar o problema vendendo bilhões de produtos plásticos que são usados uma única vez e descartados sem o tratamento adequado.

A campanha Renovar Nosso Mundo acredita que é possível mudar isso se organizações e sociedade civil se unirem e pressionarem empresas como a Coca-Cola, a Nestlé, a PepsiCo e a Unilever a assumirem a responsabilidade pelas montanhas de plástico que seus produtos estão gerando nas comunidades mais pobres.

O primeiro passo já foi dado. Uma carta assinada por dezoito entidades foi enviada para diretores e gerentes de sustentabilidade das quatro empresas pedindo que as multinacionais assumam quatro compromissos:

1. RELATAR. Até 2020, informar o número de unidades de produtos plásticos descartáveis que você vende.

2. REDUZIR. Comprometer-se a reduzir pela metade o número desses produtos até 2025.

3. RECICLAR. Até 2022, garantir que um item de plástico de uso único seja coletado para cada um que você vender

4. RESTAURAR. Trabalhe com catadores para garantir emprego com dignidade

Também foi lançada uma petição online para somar forças, engajar a sociedade civil, e deixar as empresas saberem que nós queremos que elas assumam a responsabilidade pelos resíduos plásticos de seus produtos. Mais de mil pessoas já assinaram a petição. Por favor, CLIQUE AQUI e assine também.

Foto ilustrativa: Dustan Woodhouse, Unsplash

Latest posts